segunda-feira, 12 de março de 2012


JAGUAR XJ13


O Jaguar XJ13 é um automóvel único e lendário.
Projectado para a grande corrida 24 horas Le Mans de 1968, este Jaguar nunca chegou a entrar nas pistas e com um misto de pouca sorte e ironia do destino o Jaguar XJ13 nem sequer chegou a linha de montagem em massa, esses factos tornaram o XJ13 o único e singular exemplar em todo mundo que só pode ser visto nas exposições no Jaguar Heritage Museu ou em outros eventos organizados pela marca.
Já aqui falamos de outra lenda que é um clássico no mundo automóvel, o Jaguar XJ220, mas quando falamos do Jaguar XJ13 o foco do assunto direccionasse mais para o seu percurso, pois além de ser um clássico este único e lendário automóvel tem uma história deveras interessante que desperta a curiosidade daqueles que um dia ficaram a espera das suas aparições ou daqueles que ouvem falar dele.
Por ironia do destino o Jaguar XJ13 não pode cumprir o propósito para a qual foi projectado, quase foi destruído na produção de um anúncio e em mais duas peripécias da vida sofreu danos sérios em toda a sua estrutura.



A História do Jaguar XJ13

Aconselho a lerem ou relerem um artigo aqui no blog onde faço uma analisa pormenorizada do percurso da marca jaguar no Le Mans, ao fazerem isso perceberam que a marca Jaguar de 1951 a 1956 teve uma época de ouro, dominava e vencia quase todas as provas do 24 horas de Le Mans o caminho de glória só foi desviado quando os regulamentos desta celebre corrida foram alteradas sendo que a modificação mais prejudicial para a marca foi a estipulação de um limita máximo de 3 cilindros para os automóveis que participariam na competição sendo que já o famoso Jaguar XK e o ilustre C-Type utilizavam motores de 6 cilindros.

Motor V12 do Jaguar XJ13

Projecto Secreto

O Jaguar XJ13 foi arquitectado em segredo exclusivamente para o Le Mans começou a ser preparado em 1960 e só foi testado nas pistas em 1967, este jaguar completamente diferente dos grandes C e D Type era uma grande promessa.
Um dos factores que tornam este carro tão peculiar é o seu motor V12 (motor de combustão interno com 12 cilindros dispostos em forma de “V” que no fundo são dois motores de 6 cilindros unidos pela parte baixa) outro factor carismático é a influência estética do Ford GT40.

Jaguar XJ13

O Triste Fado

Depois dos testes nas pistas onde bateu todos os recordes o Jaguar XJ13 foi para uma garagem pois com as já ditas mudanças nos regulamentos tornou-se num automóvel obsoleto para a corrida mas os engenheiros da marca dos reis continuaram a trabalhar no motor V12 para que entrasse na terceira geração do E-Type.
Em 1971 o Jaguar XJ13 saiu da garagem para ser o protagonista de um anúncio publicitário, tal aparição foi catastrófica pois com o propósito de tirar uma fotografia em alta-velocidade um dos pneus estourou e o XJ13 quase foi destruído por completo.
Depois de ser reparado o XJ13 passa a fazer esporádicas aparições em exposições e eventos onde por vezes era submetido a conduções estáticas ou demonstrações estáticas, numa dessas conduções um dos motores e por sinal o mais potente foi destruído provavelmente devido ao excesso de rotação, como se não bastasse e para completar o triste fado deste Jaguar um dos seus dispositivos foi perfurado num pequeno acidente numa calçada.

Jaguar XJ13

O Regresso Eterno como uma Lenda

Depois de todos os contratempos o mecanismo do Jaguar XJ13 foi reconstruido, o corpo redesenhado e o chassi reparado ao máximo, desta forma, o carro tornou-se uma lenda única e não só, o Jaguar XJ13 é um dos automóveis mais atraentes visualmente de todos os tempos, caso não tivesse tido tantos problemas não seria tantas vezes retocado até a perfeição que é actualmente e provavelmente não seria único.



Jaguar XJ13
Outras fotos

Jaguar XJ13

Jaguar XJ13 Motor V12

Jaguar JX13


Saudações Felinas

Sem comentários:

Enviar um comentário