segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Swallow Sidecars o antepassado da Jaguar


Prosseguindo com a história começada em o(s) criador(es) da marca Jaguar, vamos agora falar do antepassado desta grande marca, desta forma aconselho vivamente a leitura daquele que foi um dos primeiros posts.

Tudo começou com William Walmsley numa garagem de Blackpool (Inglaterra) onde ele contava com ajuda de sua irmã e sua esposa.
Inicialmente era um hooby lucrativo depois se tornou num verdadeiro negócio, pois Walmsley projectou e construiu sidecars aproveitando-se de excedentes de motocicletas do exército.
A Swallow Sidecars Company só nasceu verdadeiramente em 1922 quando um cliente entusiasta tornou-se seu sócio.
Com um capital de 1.000£ (libras), numa garagem em Bloomfield Road, Blackpool a empresa rapidamente começou a dar nas vistas pois o design desportivo e a aparência de um mini dirigível Zeppelin marcava fortemente a diferença se compararmos os sidecars da época com os sidercars do antepassado da Jaguar.
Sem surpresas, as vendas começaram a aumentar exponencialmente e em 1926 a estreita garagem de 12 trabalhadores tornou-se numa fábrica agora com 30 trabalhadores e novas instalações ainda em Blackpool, tudo isto devesse em grande parte ao grande espirito empresarial, estilo inconfundível, mente sonhadora e carácter ambicioso do cliente que se tornou sócio, Sir William Lyons.

William Walmsley


O caminho da empresa começou a mudar, passando a fazer carroçarias para carros, mas mantendo a produção dos sidecars e em 1927 o Austin Seven Swallow é apresentado ao público e um novo nome surge, Swallow Sidecar and Coachbuilding Company (Swallow Sidecars e carroçarias companhia).
Sendo que a maior parte das receitas da empresa provinham do negócio com os carros em 1931 são introduzidos os primeiros SSI e SSII e a empresa volta a mudar de nome para Swallow Coach building Company (Swallow carroçarias companhia), enquanto isso as vendas continuavam a aumentar até a eclosão da Segunda Guerra Mundial atingindo mais de 500 por semana, sendo que em 1934 foi criado a S.S. Cars Ltd para assumir a responsabilidade exclusiva da produção de carros.
Austin Seven Swallow

Jaguar  SS One serie 1

Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa deu um grande contributo, construindo caixas de sidecars para as forças armadas, fabrico e reparação de peças de aeronaves e produção de reboques.
O pós-guerra marcou o início e o fim, pois a parte da empresa que era responsável pela produção de sidecars a Swallow Coach building Company foi vendida a uma empresa que se chamava Helliwell Group, passando por outras mãos até os sidecars praticamente desaparecerem e finalmente a S.S. Cars Ltd muda de nome para Jaguar Cars Ltd para se evitar a conotação negativa da expressão SS que durante a segunda guerra mundial ficou associado a uma organização paramilitar ligada ao partido nazi.
E assim acabou o que era da Swallow Sidecars Company e começa verdadeiramente a grande era dos Jaguares.


Jaguar X-C75, A nova geração.


Saudações Felinas

Sem comentários:

Enviar um comentário